Visto: Hora de renovar

Chegou o tempo de renovar meu visto de permanência no Japão. O da minha esposa só vencerá daqui dois anos, mas o meu é de apenas 1 ano, pois tinhamos menos de 3 anos de casados quando aplicamos ao visto. Teoricamente, somente após a renovação do dela é que eu passaria a ter direito ao de 3 anos, entretanto, quando recebi minha renovação lá estavam os 3 anos autorizados.

Quem pretende vir ao Japão, com visto de longa permanência, atenção … pois em breve as regras de imigração vão mudar (pra melhor ou pior), mesmo para os nikkeis! Soubemos que existem duas propostas para mudanças na Lei de Imigração, que estão para ser votadas. Uma que favorece os imigrantes e outra bem o oposto, mas escrevo sobre isso em outra oportunidade.

No Brasil, tivemos o maior trabalho para dar entrada e obter o visto Japonês. Várias idas ao consulado, cópias de diversos documentos, originais de outros para conferência e até entrevista no consulado, a Arianne teve! Por aqui, é tudo bem mais simples … tendo os documentos que usamos na primeira vez, em mãos, bastou contratar um Japonês, que cuida desses assuntos, e pagar uma gorda taxa de USD 320.00, aí o resto é com ele. Ir as agências japonesas, consulados e tradução dos documentos necessários.  Então, tão logo o visto seja liberado pelo Governo Japonês, lá está o homem na sua porta para te dar a boa notícia e devolver toda sua documentação.

Simples assim! 😉 Mas é preciso ter atenção ao solicitar os antecedentes criminais, no Brasil, que são necessários à renovação. Na Polícia Civil, é necessário informar ao servidor que lhe atender, que a certidão é para uso em Consulado e renovação do visto, caso contrário a certidão que será emitida não será aceita para esse fim. A certidão que se faz necessária é de apenas uma folha e, a que normalmente a PC expede tem 3 folhas! Já na Polícia Federal é mais fácil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.