Cordialidade e pontualidade nipônica!

Você já foi ao supermercado, ou mesmo à um shopping, numa segunda-feira pela manhã, antes mesmo do estabelecimento abrir (claro que se você trabalha no mercado ou shopping, não conta! hahahah) ?

Pois é, assim como muitos dos que estão lendo este artigo, eu também nunca havia ido a qualquer supermercado pela manhã, especialmente, chegando ao estabelecimento antes mesmo dele abrir suas portas ao público! Mas … hoje foi o dia de fazer isso pela primeira vez! 🙂

Os estabelecimentos comerciais (em Toyota), de uma forma geral, abrem em torno das 10h. Talvez, isso aconteça em todo o Japão, mas ainda não tenho certeza! Então, se você morar, ou tiver morado, em outra cidade do Japão e quiser comentar sobre o assunto, será bem vindo!

Bom, vamos contextualizar a história …

Hoje, saímos bem cedo de casa, pois precisávamos resolver um assunto. Tudo resolvido, lembramos que precisávamos passar no mercado para comprar umas coisinhas, antes de retornar para casa. Mesmo ainda sendo antes das 10h, resolvemos seguir até o supermercado para esperar ele abrir.

Quando chegamos, ainda faltavam uns 5 minutos para abrir, mas, já haviam algumas pessoas (na maioria de idade) esperando na porta do mercado! Algumas formando uma pequena fila e outras, aguardando no conforto dos seus carros.

O que realmente nos chamou atenção foi a pontualidade e cordialidade na recepção dos primeiros clientes do dia!

Cerca de uns 2 minutos antes das 10h, duas funcionárias do mercado correram e se posicionaram diante das portas de vidro. Assim que os ponteiro de um grande relógio no alto da porta, marcou exatamente as 10h, as duas funcionárias abriram as portas sincronizadamente!

Tão logo as portas foram abertas, pudemos notar que vários dos funcionários do mercado e de pequenas lojas de dentro do supermercado, estavam posicionados em fila, de frente para a entrada, aguardando que os primeiros clientes passassem pela porta!

Assim que os primeiros da fila começaram a passar pela porta, pudemos escutar um enorme coro dos funcionários dizendo repetidamente: いらっしゃいません!おはようございます。(irasshai masen! ohayou gozaimasu.) Em Português seria algo como: “Sejam bem vindos! Bom dia.” Ah, claro, sem esquecer da tradicional reverência com a cabeça!

Na medida em que íamos entrando na loja, os funcionários continuavam repetindo para cada um dos que entravam e, só deixaram de fazer isso, quando todos os que estavam esperando para entrar, já estavam dentro da loja!

Bom, sempre soubemos da cordialidade e pontualidade nipônica, mas realmente isto nos chamou atenção!

Nunca fomos à um supermercado, no Brasil, antes de abrir, mas já fomos num shopping! Acho que não será surpresa pra ninguém, se eu disser que quando os seguranças do shopping abriram as portas, a recepção foi “daquele jeito” :), na verdade … sem recepção!

Já aconteceu isso contigo também?

Você acha que isso funcionaria, no Brasil? Comenta aí e compartilha 😉

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.