Um ano de Japão!

Nem parece, mas um ano já se passou desde que chegamos ao Japão! No dia 23 de dezembro de 2007 desembarcamos no aeroporto de Nagoya, muito cansados da viagem, mas cheios de expectativas, adrenalina e curiosidades.

Neste ano que passou, aprendemos muitas coisas novas.  Adquirimos manias do Japão, conhecemos lugares lindos, sentimos muita saudade de tudo e todos, tivemos nosso primeiro contato com a neve, sentimos alguns pequenos terremotos e ficamos em alerta com a possível ocorrência do Tokai, conhecemos uma balada brasileira no Japão, trabalhamos muito e estamos sentindo, na pele, a maior crise financeira dos últimos tempos. Enfim, foi um ano bem agitado!

O idioma Japonês se mostrou ainda mais difícil de aprender do que imaginávamos. Especialmente na leitura e escrita, pois além de sua estrutura gramatical ser o oposto do Português, o idioma possui 3 formas de escrita: o katakana, usado para escrita de nomes e palavras estrangeiras; o hiragana, usado para a escrita simples e o kanji, usado para escritas mais elaboradas. Outra grande dificuldade que encontramos para aprender o idioma, foi em relação a chamada “imersão no idioma“, que é quando uma pessoa tem, necessariamente, que usar o idioma que está aprendendo 100% do seu tempo, o que não é nosso caso, pois convivemos a maior parte do tempo com outros brasileiros.

A sensação de segurança, a organização do lixo, a limpeza das ruas e a educação no trânsito são coisas que realmente impressionam e que, mesmo um ano depois, nos fazem pensar em nosso próprio comportamento e refletir sobre coisas e hábitos que adquirimos e que certamente nos acompanharão por toda a vida.

Por fim, podemos afirmar que esta é uma experiência da qual não poderiamos viver sem. A escolha de buscar viver em um país cujos costumes, crenças e hábitos são bem distintos dos nossos, nos fez aprender e crescer muito como pessoa.

Assim, aqui fica nossa dica: se tiver a oportunidade, viage sem medo. Aprenda novos hábitos, conheça pessoas e lugares novos, aproveite para incrementar seu conhecimento, relaxar e se divertir. Na pior das hipóteses, quando você envelhecer, terá muita história para contar aos seus netos! 😀

2 comentários em “Um ano de Japão!

  1. Caríssimo Xará, primeiramente parabéns pelo BLOG! Ótimo, elucidativo, bem escrito…enfim, estimulante!

    Uma dúvida: recebi um convite para ir trabalhar aí no Nihon, a partir de março de 2010, iria dar aulas na Osaka Gaidai, minha dúvida é com relação ao custo de vida: um salário de Y 477,850 dá para “sustentar”moderadamente duas pessoas (eu e minha esposa) aí por estes lados? Mesmo em crise? Se puder gostaria da tua opinião!

    Obrigado e garnde abraço!

    Gambarê!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.